URSA ÚRSULA
Era uma vez, num Polo Norte muito distante, há pouco tempo atrás, uma ursa chamada Úrsula Bear. Ela era a matriarca de uma linda família de ursos fortes e branquinhos como a neve. Eles viviam num lugar maravilhoso, para o gosto dos ursos. Era gelado, molhado, com ventos fortes e gelado. Bem gelado mesmo. Mas eles achavam uma gostosura.
Úrsula Bear era conhecida por seus sábios conselhos de vovó. Ela tinha vivido muito, tinha visto coisas de arrepiar os cabelos e sempre teve uma atitude muito positiva. Por isso, quando os ursos da região se sentiam meio tristinhos, eles iam correndo pra toca da Dona Úrsula. Ela fazia um bolo de fubá com queijo e ouvia com toda a paciência. Depois, servia um chocolate quente com pedacinhos de marshmellow. Ela sempre tinha uma mensagem de amor, acompanhada de dicas muito práticas. Dona Úrsula era uma pessoa prática. Ela tinha uma receita que considerava infalível. Dona Úrsula acreditava que uma boa noite de sono resolve tudo. Ela dizia assim: “Doooooorme, filho. Dorme que passa”. Para alguns ursos ela recomendava três dias e três noites de sono direto. Para outros, um mês. Para outros, quatro meses direto. “Come e dorme”, era o que ela dizia.
Os ursos sempre saiam da toca de Dona Úrsula sentindo-se muito melhor. Eles voltavam para as suas tocas, enchiam a pança de tanto comer e depois dormiam pesado, roncavam e babavam, por semanas seguidas, sem culpa. Quando acordavam, os problemas tinham passado.