Fenômenos que só em Passo Fundo
Muitas cidades se declaram a capital disso e daquilo. Passo Fundo é a capital da literatura. Título corajoso, mas o legal é que eles bancam. Durante a apresentação da manhã aconteceu uma coisa inédita na minha vida. Eu estava falando sobre a minha obra e minha trajetória, quando disse sei lá o que e os alunos começaram a aplaudir. Não entendi nada. Agradecei e segui falando. Mas o fenômeno voltou a acontecer em outras ocasiões. Quando eu respondia uma pergunta e eles ficavam satisfeitos, mais aplausos. Como se eu estivesse marcando gols. Depois, durante a sessão de autógrafos, mais uma reação especial, que eu não vejo em outras cidades. As crianças aqui são mais seguras. Não ficam inibidas por estarem conversando com um escritor. Chegam e dizem o que acharam do livro.
– Foi um dos melhores livros que eu já li na biblioteca da minha escola.
– Pra mim não foi “um dos”. Foi o melhor, sem dúvida.
E não é tietagem. Quando é tietagem a gente percebe. É o que elas pensam, e dizem com firmeza. Agradecem o autógrafo e saem fora. Vão cuidar das suas vidinhas, que é como deve ser.
2 comentários
AMEIII O BLOGG ESCRITORA DIVA(como sou puxa-saco).Não pude visitar antes porque a telefonica maldita não deixou.Índigo comecei a escrever um diario manual.Cara é muuiito legal!Todos os dias antes de dormir escrevo duas painas do meu dia.
Ei, Rafael! Tava sentindo a sua falta. Escrever diário é demais de bom! Vai com fé. Gostei da novidade. beijos