Blog novo, nova vida
Escrevo diários desde 1985.
Escrevo na internet desde 1997 (inicialmente num site, antes da invenção dos blogs)
Mantenho blogs desde 2003.
É uma tradição de família. Meu bisavô por parte de pai escreveu diários durante toda a sua vida. Seu relato vai de 1893 a 1981. Há alguns anos seus cadernos foram entregues a mim. Ficam atrás da minha mesa de trabalho, observando tudo que eu faço. Muitas vezes pensei em fazer uma transcrição desses cadernos, mas a coisa nunca foi adiante. Então, recentemente, tive a ideia de começar por aqui, no meu blog, incorporando os escritos do meu bisavô aos meus próprios textos. Assim minha escrita fica menos solitária, e eu vou ganhando intimidade com um bisavô com quem pouco convivi. Por isso, de hoje em diante, teremos essa presença do além. Seu nome é João de Oliveira, e a partir de agora suas palavras ganharão vida novamente. Plim!
Meus antepassados
Meus antepassados eram índios brasileiros, da tribo dos Caetés, da grande nação Guarani, por parte dos meus bisavós paternos, e portugueses por parte de meus avós maternos. (João de Oliveira)
1893* Agosto: a 21 nasci, numa segunda-feira, às 10hs da noite, na cidade de Penedo, sul do Estado de Alagoas. Por um equívoco consta haver eu nascido no dia 24, conforme se acha mencionado em atos e documentos públicos da minha vida.
*Em Fevereiro faleceu meu pai.
2012 – Meus antepassados continuam sendo índios brasileiros, da tribo dos Caetés, do que um dia foi a grande nação Guarani. A eles juntaram-se imigrantes portugueses e italianos, mas eu diria que venho de uma família brasileira com raízes em Minas Gerais. Nunca identifiquei nada de italiano ou português em meus avós. Eles sempre me pareceram mais mineiros que qualquer outra coisa. Contavam histórias intermináveis, esbanjando um domínio de memória e retórica que eu certamente não herdei. Falo pouco, prefiro escrever.
(Índigo)